Páginas

blog

04 novembro 2013

Curiosidades : História do batom

 
Oi pessoal !
Resolvi estreiar um novo quadro aqui blog CURIOSIDADES , sempre com historias de cosmético ou algo relacionado ao mundo feminino hehehe, achei super legal! porque são coisas  tão banais para nos , que nem imaginamos que já causaram tanta polemica  ou  nem sabemos como surgiram .
1_2
As mulheres do Antigo Egito já usavam algo para pigmentar os lábios esses registos  encontrados  em 5000 a.C, aff é muito tempo ! elas usavam uma substancia natural  denominada "púrpura Tyr”, apenas as mulheres  RICAS da alta sociedade , essa substancia era capaz de realça a cor dos e só algum tempo depois, também na civilização dos faraós, foi criada a pigmentação vermelha, obtida a partir do óxido de ferro.
Durante vários séculos o batom era sinônimo de sensualidade e más intenções , usado apenas pelas prostitutas e atrizes extravagantes, na Grécia durante o século ll , as mulheres eram proibidas de usar o pigmento nos lábios antes do casamento , caso a mulher já tivesse usado o casamento era até anulado (aff , se fosse hoje eu ficaria para titia ); Já em 1770 a Inglaterra proibio o batom ( o tal pigmento usado na época ) de vez ,a explicação era simples: moças que coloriam os lábios tinham um grande poder de sedução capaz de enganar os homens.
Já no século 19,mulheres de família não podiam usar nenhuma maquiagem era considerado grosseiro e acabo sendo associado a grupos marginalizados (atrizes e prostitutas ).  No final do século 19 a nossa queridíssima GUERLAIN  empresa de cosméticos francesa, começou fabricar batom. O primeiro batom comercial foi inventado em 1884, por perfumistas em Paris na França. Era  coberto de papel de seda e feito a partir de sebo de sebo de veado, óleo de rícino e cera de abelha.
Ainda no final do século 19 as mulheres usavam apenas em casa , era vendido em tubos de papeis coloridos ou em pequenos frascos , apenas em 1912 o batom começou a ser considerado aceitável pelos estados unidos , três anos depois começou a ser vendido em cilindros metálicos as mulheres tinhas que deslizar uma pequena alavanca para usar , o primeiro tubo giratória foi inventado em 1923 e daí foi só alegria o batom foi ficando cada vez mias popular e varias marcas sugiram , e hoje esta na boca da mulherada .
 
 
marcelle











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...